terça-feira, 4 de agosto de 2009

Sou muito velho para começar o fisiculturismo?

“Sou muito velho para começar o fisiculturismo?” Frequentemente me perguntam isso. “Não, você não é muito velho para isso!” geralmente é a minha resposta. À medida que envelhecemos, a estrutura muscular tende a atrofiar-se em um ritmo cada vez mais rápido. O remédio ideal para isso é o fisiculturismo.

Mas quando o assunto é competição, existem, obviamente, desvantagens em se começar muito tarde. Certamente, já houve fisiculturistas que começaram muito tarde e continuaram para se tornarem grandes competidores – Ed Corney, por exemplo, o mestre em poses da minha época. Mas, geralmente, suas chances de se tornar um Mister Universo ou um campeão profissional diminuem com um início tardio. Mas começar tarde no fisiculturismo não é o mesmo que em outros esportes. Muitos campeoes só começaram a treinar depois dos vinte anos de idade e continuaram para se tornarem campeões amadores e profissionais dentro dos 10 anos seguintes. Contudo, esses iniciantes tardios bem-sucedidos geralmente já são atletas competitivos que estão simplesmente trocando esportes. Seus corpos foram pré-treinados durante anos e anos com outros tipos de treinamento esportivo. Franco Columbu, que começou como pugilista e depois foi levantador de potência, só passou a treinar para o fisiculturismo quando tinha vinte e poucos anos de idade.

Não apenas pode-se começar relativamente tarde no fisiculturismo, como se pode continuar a competir muito depois do ponto em que a maioria dos atletas já abandonou seus esportes. Evidentemente, um fisiculturista aos 40 anos de idade não será capaz de conseguir o tipo de forma que poderia alcançar alguns anos mais cedo. Há desgaste nos músculos, uma mudança hormonal gradual, encurtando os músculos – e o fato de que um competidor mais velho geralmente tem mais coisas para tratar na vida, perturbações e responsabilidades (família, filhos, trabalho) do que uma pessoa mais jovem que está recém-começando, torna muito mais difícil para ele se dedicar 100% ao seu treinamento e aos programas de dieta.

Competições de fisiculturismo para masters estão hoje amplamente disponíveis para competidores com 40, 50 anos ou mais. Ex-profissionais de elite estão competindo até mesmo por títulos no Arnold Classic e no Masters Mister Olympia. E é impressionante como muitos dos campeões do passado são capazes de ficar firmes, musculosos e em forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário