domingo, 2 de agosto de 2009

A Jornada – Semana 05

EU ANDO NA LINHA.


É UM DESAFIO TRAÇADO NA AREIA…

“O bodybuilding é uma linha traçada na areia – ele bate na sua cara, desafia você. Aos 14, quando eu descobri os pesos no porão, eu soube que havia cruzado essa linha, sabia que não haveria mais volta… Isso é para sempre.”

É A MENOR DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS…

“A maneira mais rápida entre aqui e ali, hoje e amanhã, é uma linha reta. Todos os dias são tantas distrações que ficam no caminho, correm o risco de me levar fora do curso. Tenho que ficar no caminho certo.”

É UM EQUILÍBRIO NA CORDA BAMBA…

“Na minha vida, eu ando numa corda bamba. O ar é fino aqui em cima e um pequeno passo errado significa que eu vou cair no chão – sem uma rede de segurança. Necessidades e desejos? Sim, é difícil manter o equilíbrio sempre, ficar focado.”

É SEPARADO A RAZÃO DA LOUCURA…

“É uma linha muito fina entre os dois… As pessoas pensam que eu sou louco fazendo o que eu faço. Sim, não estão errados. Esta busca é uma descida até a loucura. Eu tenho estado sobre esta descida por um tempo e eu não posso parar. Ainda não…”

É MAIS ABUNDANTE DO QUE ÁGUA…

“Quando eu olho para as minhas mãos, eu vejo o meu velho. Minhas mãos, como as dele, foram feitas para trabalhar. Mas isso é mais do que a genética que ele me passou. Nos dias em que me sinto como se tivesse sendo enforcado, eu o vejo e me mantenho forte”.

É UMA DISCUSSÃO ENTRELAÇADA EM SUA VIDA…

“Como um garoto, eu conhecia todos os bodybuilders pelo coração – os rostos, as suas estatísticas. Veja esta máquina? Arnold, ele próprio utilizou. Sabe como isso parece? Eletricidade. Este grande esporte tem uma longa linha… Eu sou parte dela.”

ESTOU ME ARRASTANDO…


Farinha de Aveia, ovos brancos, batata doce e bife. Quatro alimentos, 24 / 7… Merda, a monotonia está me matando. Eu disse monotonia? Foda-se, suponho que eu disse. Persistência é a palavra que nós bodybuilders utilizamos em vez de monotonia. Uma é nobre enquanto a outra é como um maldito laço em torno do seu pescoço. Bodybuilding é perspectiva – este esporte tem tudo a ver com como você aborda as coisas. Se eu ver os alimentos que como, os alimentos que tenho para comer e associar com monotonia estou tornando as coisas mais difíceis para mim. Mas se eu vejo isto como um degrau para algo nobre, como parte de um projeto maior, então isso torna as coisas mais fáceis de engolir. Entendeu? É por isso que eu posso dizer que o que faço hoje não é diferente do que o que eu fazia quando eu era um garoto. Deixe-me partilhar uma coisa com você… Quando eu tinha 14 anos e estava apenas começando, eu senti o gosto do ferro. Cara, foi como sentir o sangue na minha boca de um tapa na cara. Eu fui desafiado. Eu era ousado. Eu estava nisso para toda a vida. Mas, como um adolescente, eu tinha o mesmo coração, a mesma paixão pelo esporte que tenho agora. O fogo que queima dentro de mim não foi menos brilhante, não foi menos quente de como é hoje. O que estou querendo dizer? Ontem, eu treinei braço. Nada espetacular. O meu treino de braço é o mesmo que venho fazendo a algum tempo. Então, você poderia dizer que a minha rotina no treino de braço tem sido assim, rotina. Mas novamente, pense nisso em termos inatingíveis. Pense nisso em termos de consistência. Isso combinado com desejo e coração, e sempre empurrando você… Então, para todos estes garotos que vem me perguntar como eu tenho este grande físico, o que eu como exatamente, os exercícios que eu uso… No fim das contas isso não significa nada. O que vale é encontrar o que funciona para você, e depois aplicar com consistência e diligência. Jogue no coração uma verdadeira paixão, e você terá a forma de um campeão.

PREVENDO O TEMPO




Alguns dias o mar está calmo. Outros dias, uma tempestade. A questão é, qual é a previsão? Quando você for fazer dieta, treinar, fazer cárdio, treinar, cárdio, treinar, cárdio, etc… Confie em mim, as previsões sobre mudanças são como uma moeda de 10 centavos. Essa é a piada da minha garota. Quando ela me vê ela pergunta, “Então, qual é a previsão de hoje?” Minha pobre menina tem de aturar um monte de merda. E seu aniversário é em breve… Porra, eu não posso esquecer… Então, ontem eu treinei perna. Estava no meio de um conjunto esgotante de hacks quando este jovem rapaz aparece e começa a falar, parecendo todo amigável – a mesma merda de sempre. Número um, eu não gosto de ser distraído quando eu estou no meio de um treino. Número dois, ele divaga sobre qual é o segredo para ficar grande… Bem, você pode imaginar o que está passando através da minha mente. Nuvens escuras de tempestade se misturam no horizonte… Minha visão borra… O sangue sobe a cabeça… Ei garoto, você quer o maldito segredo? Quero espancar ele pela razão número um e número dois, mas me distancio e largo os pesos. Custe o que custar, certo? Este rapaz não sabe nada. Então, depois que eu fizer o meu treino, depois que eu der uma pausa para respirar e limpar minha testa, vou falar com ele. Digo, “Não há nenhum segredo.” Ele parece surpreso. Merda, esse olhar nunca envelhece. O que este rapaz não sabe é que toda a informação que ele precisa já está lá fora, nesta academia e em milhares de academias em todo o país. O problema é que a verdade não é glamurosa… O segredo é chato, e esse é o maldito problema. O segredo é a consistência, a disciplina, comer e treinar de uma maneira correta todos os dias. Os dias, as semanas… Você tem o que é preciso para viver uma vida onde cada dia é foda assim como todos os outros? O que você tem que descobrir é a forma de como obter resultados através disso, tratar cada refeição, cada repetição como se fosse a sua última… Sim, como já disse, você tem que ser capaz de transformar a palavra “monotonia” em “persistência”. Se você pode fazer isso, então você vai entender o segredo… O céu vai abrir e você terá clareza da visão.

SER DIFERENTE


“Eu nem sempre fui tão grande. Eu era uma criança acima do peso e não apenas, mas muito baixo. Mesmo assim, eu era sempre forte. Meu velho ficava orgulhoso da minha força. Força era algo que ele valorizava. Portanto, muito antes de eu começar seriamente na musculação, o que importava para mim era ser forte. Quando eu entrei fundo no jogo, eu queria ser um forte fisiculturista. Eu queria ser capaz de mover montanhas. Mas toda a força no mundo não ajudou quando eu era jovem, porque eu estava intimidado por ser diferente, por estar acima do peso e ser baixo. Isso passou, mas a linha que me conecta quando eu era um garoto de onze anos de idade para quem eu sou hoje permanece intacta. A verdade é que eu ainda sinto as vezes que sou um gordo e baixo garoto. Claro, eu não fico mais intimidado, mas você quer saber uma coisa? Ainda tenho que evitar brigas de vez em quando. Caras vem até mim me desafiando para uma luta. Isso aconteceu mais de uma vez – mas nunca na academia. Mais uma vez, é porque eu sou diferente… Desta vez, eu não estou sendo apontado porque eu sou gordo e baixo, mas porque eu sou grande e forte. Os caras me vêem como o grande cachorro – eles querem testar sua impetuosidade em mim. Que merda? É uma coisa para defender a si próprio, a sua honra, o seu país ou sua família… Mas lutar apenas para ver que tipo de homem você é? Por ego? Isso é apenas… louco. Além disso, você não entra para esse esporte para lutar ou para empurrar as pessoas ao seu redor. Você faz isso porque você quer. Eu não tenho tempo para todas as outras bobagens… E ultimamente, os dias parecem que estão ficando cada vez menores… Eu não posso me distrair por todas as merdas que a vida trás para mim. Tenho que ficar no ponto e me manter concentrado. Ainda tenho bastante problema com a minha namorada…”

Nenhum comentário:

Postar um comentário