domingo, 2 de agosto de 2009

A Jornada – Semana 08

BODYBUILDING É VIDA


OUTRO DIA…

“Outra repetição, outra pregada. Outra série, outro tijolo. Outro grupo, outra carga de concreto… Um dia de trabalho honesto para um dia de salário honesto. Aqui não há distrações. Não é como lá fora, com pessoas ignorantes e suas perguntas como “o fisiculturismo é um esporte?”. As primeiras cem vezes eu respondi. Eu parei de responder à muito tempo atrás…”

O QUE UMA PALAVRA PODE SIGNIFICAR?

“Esporte. O que mesmo a palavra significa? Sim, é uma palavra que é facilmente definida… Ainda assim, isso não significa muito. Deixe eu perguntar, como você descreveria o que você faz em apenas uma palavra, toda uma maneira de viver com apenas 7 letras? Eu não posso. O que eu faço é mais do que uma palavra. O que eu faço não pode ser restrito as limitações básicas da linguagem. Quem eu sou não pode ser tão facilmente definido.”

BODYBUILDING É MAIS DO QUE UMA PALAVRA

“Musculação é um esporte que não termina no palco… Isso é apenas uma volta. O bodybuilding é mais, é como respirar ou viver. É transcendente. Não é apenas uma palavra, mas um símbolo, um processo de se tornar – um constante esforço para melhorar a si próprio. Esta grande jornada que estou, todos nós podemos fazer parte dela, ela tem um começo, mas não tem fim. Enquanto eu estou aqui sentado, no meio do meu trabalho, eu sei que sou apenas um pequeno ponto, mas cada um dirige a minha determinação para a semente mais profunda do meu ser.”

SEDE




“O fisiculturismo é um esporte? Irmão, se um dia você ir fundo neste jogo, estará pronto para esta pergunta. Quando comecei neste esporte eu não sabia a resposta. Mais tarde, eu sabia, e eu respondi. Em algum momento, deixei de responder completamente. Quem é que se importa? Ainda assim, uma parte de mim pode olhar para a questão racionalmente. O que a palavra “esporte” significa? Se você verificar, verá um grande número de diferentes definições. Uma definição é um cara que pode aceitar a vida dura e pode lidar com todo tipo de merda. De certa forma me faz lembrar de Tantalo, que roubou os manjares divinos e serviu a carne em uma festa. Como castigo foi lançado ao Tártaro, onde num vale abundante em vegetação e água, foi sentenciado a não poder saciar sua fome e sede. Ao se aproximar da água esta escoava e ao tentar colher os frutos das árvores, os ramos se moviam pra longe de seu alcance pela força do vento. Sim, esta é apenas uma história, um mito, uma alegoria, mas há uma semente fria de verdade aqui. Como Tantalo, nós bodybuilders temos que aturar um monte de merda. Mas indo direto ao ponto, eu sei o que significa sentir fome constantemente, além de uma sede insaciável. O bodybuilding para mim, como todos os grandes esportes, como todas as grandes vidas, é um processo, uma interminável jornada de auto-aperfeiçoamento e melhoria. Incorporado a esse processo é um conceito básico de competição. Não necessariamente a competição no palco. A cada dia que passa na academia, cada série, cada gota de suor que cai da minha testa, eu estou competindo. E se você estiver fazendo certo, você está competindo contra o pior, doente e “motherfucker” que existe… Você mesmo”.

TRANSFORMAÇÃO


“Esporte. A palavra pode significar que alguém toma uma surra e volta para mais. Ela define o guerreiro do ferro. Mas também pode significar um organismo que, através da transformação, passa por uma mudança anormal. Transformação? Anormal? Mudança? Merda, estas são palavras que eu sei alguma coisa, são palavras que posso dizer a respeito. A maioria das pessoas querem combinar, querem ser amadas. Elas não querem ser anormais. Grandes pensadores, filósofos e artistas, eles não dão a mínima ao que os outros pensam. Eles estão empenhados em uma busca da verdade. Sim, existe uma verdade no bodybuilding… Verdade e uma espécie de pureza que não tenho encontrado em nenhum outro lugar. Quando você mente lá, sob o peso, há a verdade absoluta revelando um momento – posso levantar esse peso? Posso apertar e fazer mais uma repetição? Irmãos, não há nada parecido… O silêncio, a pacífica solitude de uma academia vazia. Então o fisiculturismo é um esporte? Sim… É o esporte de mutantes. Nós caminhamos entre vós.”



Uma palavra. Tantos significados. E não é apenas a palavra esporte. A mesma coisa pode ser dito para a palavra fisiculturismo. Veja, este é o problema quando se trata de discutir sobre se fisiculturismo é ou não um esporte. Há muitas definições, muitos pontos de vista. É uma longa e curta história, e não é o bastante falar do que importa. Ação. Suje suas mãos. Falar é fácil. Você quer saber o que o esporte significa para mim? Muitas coisas… É nunca deixar o que eu acho que posso fazer chegar na forma do que eu vou fazer. Derramando sangue e tripas para esse esporte que amo. Estar vinculado a ele e nunca deixá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário