terça-feira, 4 de agosto de 2009

07 DICAS PARA MELHORAR O SONO


Todos atletas sabe da importância do sono para o desenvolvimento muscular, dormi bem é importante para a saúde e controle mental. Neste artigo estão 7 dicas que irão lhe ajudar a manter um sono melhor.

Dica 01: Agende sua hora de dormir e acordar todos os dias. Vá dormir sempre no mesmo horário, e acorde também no mesmo horário (mesmo que tenha que usar um despertador). Essa regra vale até para os dias que você não treinar. Manter um ciclo consistente de sono irá ajudar seu corpo a se programar ao ritmo circadiano (de 24 horas) e vai ser mais fácil para você pegar no sono quando chegar a hora de dormir.

Dica 02: Faça do seu quarto um templo, evitando comer na cama, assistir TV ou trabalhar nele. Evitando esse tipo de comportamento, você estará evitando que seu cérebro associe seu quarto a atividades ligadas a um estado de alerta. Seu quarto deve ser utilizado justamente para o oposto.

Dica 03: Não pratique exercícios 3 horas (ou menos) antes de ir pra cama. Exercícios físicos estimulam seu corpo a produzir hormônios que causam estado de alerta.

Dica 04: Não faça uma refeição muito grande 3 horas (ou menos) antes de ir pra cama. Nessas horas, seu corpo estará com o metabolismo baixo, e você precisa dar um descanso para seu sistema digestivo. Senão, ele pode te retribuir com uma indigestão.

Dica 05: Evite cafeína, especialmente 4 ou 5 horas antes de ir para cama. Esta substância pode levar de 2 ou 3 horas para sair do seu organismo, e é conhecida por ser um estimulante, que irá tirar seu sono.

Dica 06: Não tome bebidas alcoólicas 3 horas (ou menos) antes de ir pra cama. Esse tipo de bebida causa uma depressão no sistema nervoso central e não o ajuda a dormir como muitos acham. Pelo contrário, previne que seu corpo atinja o estado de “sono profundo” necessário para que seu corpo se recupere.

Dica 07: Queimar um incenso de lavanda ou baunilha em seu quarto por 1 minuto antes da hora de dormir pode ajudá-lo bastante. Estudos mostram que a essência de lavanda e baunilha tem efeitos calmantes que promovem um relaxamento profundo e um sono ininterrupto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário