domingo, 2 de agosto de 2009

A Jornada – Semana 14

“EMPURRAR.”


É ASSIM QUE TUDO COMEÇA…

“Tudo começa com um simples empurrão – um rápido “chute no rabo” e nós saímos por nossa conta, chutando e gritando. Mas não para por aí. Depois, nós seremos empurrados de volta, empurrados para baixo – com os punhos e com as palavras… Você não chegará muito longe. Você está perdendo o seu tempo. Não seja diferente – apenas se adapte. Sim, o mundo vai nos dizer quem devemos ser nunca parando de perguntar quem somos atualmente. Quem somos nós?”

E É ASSIM QUE VAI TERMINAR…

“Nós somos desajeitados e sonhadores. Embora ainda faltem 4 semanas, durante as últimas 12 eu estive empurrando também. Empurrando para o meu próprio limite. Empurrando através de obstáculos, esmagando através de paredes. Empurrando a todos aqueles que disseram que eu falharia. Porque quando o empurrão vem ao seu encontro, você tem que ouvir a sua voz… E se alguém disser diferente, diga para enfiar no rabo.”

“PUXAR.”


Empurrar. Puxar… Duas forças fundamentais da natureza. A física é como uma metáfora para a vida e para esse esporte que chamamos de bodybuilding. Todos os movimentos básicos podem ser feitos com o “empurrar” e “puxar”. Porém não posso esperar que eu vá construir um físico apenas com movimentos de puxar. Na vida é o mesmo, amigos… Você não pode ter atração sem repelir – os dois caminham lado a lado. Pegue minha namorada, por exemplo. Foi uma química imediata no momento que a conheci. Eu sabia que ela era tinha algo de especial e eu faço o meu melhor para tratá-la como uma dama que ela é. Agora pegue o Big Red, por outro lado. Sim, chamo-o assim devido aos seus cabelos e cavanhaque vermelhos. Esse é o cara que para o seu treino para me dizer merda na academia… Outro bobo enganado. Mas as coisas entre nós estão legais agora. Quando a merda bate no ventilador, você tem que estar disposto a intensificar e se tornar um homem melhor. Veja, a atração é a parte mais fácil – é como nadar a favor da corrente de um rio, é o caminho da menor resistência. Mas a resistência é a carne e as batatas do nosso esporte… Isso é o que constrói o nosso físico. Ao mesmo tempo, indo contra os grãos, desafiando a si mesmo, aceitar todos aqueles que não compartilham o seu ponto de vista… Bem irmãos, esse tipo de resistência desenvolve caráter… E não é menos importante.

“RESISTÊNCIA.”


Um amigo meu é professor de matemática, ele vê o mundo em sua volta em termos de números. Não há nada de errado com isso, eu digo. Algumas vezes, ele me vê treinando… Merda, a academia é uma aula de um tipo diferente. Enfim, ele não sabe nada sobre forma física ou como fazer um agachamento. Ele fala em fórmulas, como “F = ma”. Agora, neste mundo, não vejo as coisas em termos de massa ou de aceleração, mas companheiros, eu sei alguma coisa sobre força. Eu sei como é sentir uma barra gelada nas mãos. Quando estou no meio de uma série, eu não estou pensando em gravidade, mas posso sentir o que está acontecendo, a resistência contra mim. Esse é o tipo de resistência que estou interessado. Isso é o que está acontecendo aqui. Veja, a academia é um lugar original. É onde você deixa seus instintos assumir. É também o local onde alguns “lifters” estão à procura de uma identidade, o seu lugar na hierarquia. Quem é o alfa? Quem se importa? Este cara, o Big Red pensa que ele é… Bem, outro dia, ele estava fazendo supino com o seu parceiro… Não consigo lembrar o seu nome, talvez Chops, ou algo assim. O tempo todo ele está olhando para mim, como se fosse dizer, “Ei, eu aposto que não pode fazer isso.” Como se eu me importasse. No meio da minha série, de repente ouvi um grito alto, como quando alguém pisa no rabo de um gato. Já ouvi aquele som antes, então eu larguei o peso e virei para ver Big Red sob o peso, com a cara pálida como cinza. A barra estava parada em seu peito e os seus parceiros estavam freneticamente tentando tirar. Em dois passos eu estava lá para ajudar Big Red subir o peso. Isso aconteceu outro dia… Hoje, quando eu entro na academia, Big Red não diz uma palavra para mim. Em silêncio, já diz tudo o que tinha que dizer. Irmãos, na vida você irá encontrar resistência. O importante é saber quando lutar contra ela e quando devemos deixá-la escorregar ao nosso redor, como uma rocha isolada no meio de um rio.

“ATRITO.”


Merda, um monte de coisas na vida leva ao caminho errado. Eu disse “a vida”? Quem eu estou enganando? Às vezes, a merda que se passa na academia nos leva a esse caminho – como aqueles assuntos com o Big Red. Atrito desnecessário. Adicione dieta à mistura, e eu sou um barril de dinamite esperando para explodir… E vai piorar quando eu iniciar experiências com controle da ingestão de água. Nestes dias, estou me sentindo para baixo. Eu só quero ficar sozinho… Quero dizer a todos que se fodam, que vão embora. Mas você sabe o quê? É fácil pegar o caminho para baixo. É fácil dizer “foda-se” para quem quer que fique no seu caminho. Mas há uma maneira diferente de tomar o caminho para cima, ter disciplina na academia e fora dela para sair da merda que estamos atolados. Ainda ontem, Big Red caminhou até mim, pedindo uma ajuda – foi educado e tudo mais. Fiquei mais que feliz em dar uma mão. Aquele momento me fez lembrar que quando duas coisas estão em atrito, os resultados nem sempre são ruins. Afinal, para criar uma faísca, para criar fogo, você precisa de um pouco de atrito
.

Um comentário: