domingo, 2 de agosto de 2009

A Jornada – Semana 13

EMBAIXO DA MINHA PELE


É UMA COCEIRA QUE VOCÊ NÃO PODE COÇAR…

“Eu coçaria cada centímetro quadrado de mim que estivesse sangrando e machucado, mas isto não teria utilidade… Esta coceira enlouquecedora é como se estivesse com larvas embaixo da pele, está sempre ali, fora de alcance. Nós somos todos iguais. Nós somos feitos de sangue e osso. A diferença fica por baixo. A razão pela qual me mantenho aqui é porque há muito tempo este grande esforço, este estilo de vida, está sob a minha pele… E desde então, deixei de me coçar, arranhando furiosamente cada libra sangrenta.”

VOCÊ NÃO TERIA DE NENHUMA OUTRA MANEIRA…

“Embora o caminho seja difícil como o dia é longo, eu não negociaria por um segundo. A força que me permite aguentar não vem do que você vê – o tamanho, veias grossas como cordas, pele tão fina que mostram as fibras. Não, vai mais fundo. Para chegar a este caminho você tem que cortar fora todas as camadas de dúvida e distração até que a faca chegue ao osso. O segundo está passando. Encontre esta coceira… Coce até não sobrar nada.”

PELE APERTADA


Quando você veste uma camiseta apertada, como se sente? Parece ótimo, é isso. Quando você está inchado do treino, é como se a sua pele fosse aquela camisa… Você sente como se o músculo estivesse explodindo fora da sua pele. Uma das vantagens de estar neste jogo. Outra é que você vai parecer melhor do que 99,9% das pessoas ao seu redor. Então você deseja mostrar… Não importa se somos grandes ou pequenos, todos nós fazemos. Mostrar o que a dedicação e o sacrifício podem produzir. Sim, não há nada errado com isso de vez em quando. Mas deve existir equilíbrio entre orgulho e vaidade. Para mim, o bodybuilding não é como ligar o som e aumentar o volume. Não se trata de acelerar o motor do seu carro no sinal vermelho. É sobre entender o trabalho feito e desfrutar do que você faz. Alguns dizem que os meus valores são da velha escola, de outra década. Eu digo, e daí? Meus valores são tão antigos como o físico ideal que eu tenho em minha mente, ou os métodos de treinamento que eu utilizo. O carro que dirijo, a música que ouço, a comida que eu como – é tudo o básico. Ferido… Como uma emoção… Como raiva. No meu elemento, este lugar, é também como eu sou conhecido. Simplesmente como fúria.

CASCA-GROSSA


Se você está começando neste esporte, deixe-me dar alguns conselhos, e não vai te custar um centavo… Você precisará ser casca-grossa. Casca-grossa para repelir a ignorância, as críticas, as dúvidas, o medo, as perguntas idiotas sobre o porquê estamos neste jogo e o que é necessário para permanecer… “Vamos, o que há de errado com uma fatia de bolo. Uma fatia não vai matar você.” Cara, eu posso ir sem parar. Depois de um tempo – às vezes semanas, meses ou talvez até mesmo anos – a sua pele começa a aumentar em proporção à sua dedicação. Sua pele, o seu compromisso com a musculação, torna-se algo como uma camada de armadura. No meu nível, nesta fase do jogo, não dou a mínima para o que os outros pensam dos meus sonhos. Sim, você pode dizer que a minha pele é feita de titânio. Como eu chego mais perto do show, eu só tenho que estar rasgado. Maldição. Como é a ironia? Neste esporte, é a espessura da pele que você precisará se você deseja que ela seja fina…

ESFOLANDO UM GATO


Tentativa e erro… Educado adivinhar… Chame como quiser, a experimentação é a espinha dorsal do bodybuilding. Em tempos de satisfação imediata, as pessoas querem resultados do dia para a noite. Elas querem informações que já foram mastigadas e até digeridas. Elas querem algo em “tamanho único” para todas as respostas. Existe o rápido e em seguida o correto, os atalhos não vão resolver. Na musculação, há duas coisas que exigem um grande esforço – o trabalho físico e o tempo que leva para fazer as coisas direito. É preciso ter disciplina para suportar ambos. Para demonstrar o meu ponto de vista, vamos fazer um teste simples… Pegue um pedaço de papel em branco e aponte seu lápis. Agora rabisque todo esse papel, sem levantar o lápis fora da folha. O que você fez? Dois pontos – um início e um fim – e uma longa, confusa, linha ininterrupta entre os dois. Agora a maioria verá estes rabiscos como uma dor no rabo… Por que rabiscar quando você pode simplesmente traçar uma linha reta entre os dois pontos? É mais rápido certo? Veja por que irmãos… Há muitas maneiras de chegar até onde você quer ir – algumas estradas são mais rápidas do que outras e algumas são mais longas. Mas uma parte do jogo é chegar ao fim e a outra é como você vai chegar lá. Visto de outra forma, neste jogo que chamamos de bodybuilding, o que você vê quando chega lá, define você. Mas como você chega lá… Merda, isso refina você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário